Primeira vez aqui? Seja bem vindo e cheque o FAQ!
x

Explorando a base de dados de "Human Capital Persistence and Development"

0 votos
46 visitas
perguntada Mai 21 em Economia por Mihalis E. Yacalos (1 ponto)  
editado Mai 24 por Mihalis E. Yacalos
Compartilhe
comentou Mai 24 por danielcajueiro (5,486 pontos)  
Coloque a pergunta na resposta pois em caso contrario aparece uma pergunta sem resposta.
comentou Mai 24 por Mihalis E. Yacalos (1 ponto)  
Ok, Professor!

1 Resposta

0 votos
respondida Mai 24 por Mihalis E. Yacalos (1 ponto)  

Trata-se de um artigo onde os autores se desafiam a mostrar uma perspectiva histórica de um caso de persistência de capital humano na economia brasileira, mais especificamente paulista.
Eles focam na perspectiva de que a imigração europeia nos municípios de São Paulo causou um choque positivo no capital humano nessas regiões e ainda mais quando houve assentamento oficial do governo instalado em certos municípios.
Os mesmos argumentam que, além do choque positivo inicial na alfabetização da população da região, houve um choque de médio e longo prazo em alfabetização, anos de estudo médio e na própria estrutura econômica setorial dessas regiões.

A imagem será apresentada aqui.

A base de dados do artigo é formada da seguinte forma:

A imagem será apresentada aqui.

O primeiro modelo simples de curto prazo nos mostra um resultado contundente de que os assentamentos realmente geraram um choque positivo na alfabetização da população dos municípios que receberam esses assentamentos.

A imagem será apresentada aqui.

O segundo modelo que eu decidi utilizar mostra o efeito de médio e longo prazos dos assentamentos em alfabetização e anos de estudo nos municípios de São Paulo nos anos de 1940 e 2000.

A imagem será apresentada aqui.

Decidi mostrar como terceiro modelo a mudança estrutural de longo prazo na economia dos municípios selecionados. Observou-se que houve uma redução da parcela empregada na agricultura que se dissolveu em indústria e serviços, o que é um indicador de desenvolvimento dessas economias, de acordo com a perspectiva teórica.

A imagem será apresentada aqui.

...